sexta-feira, 25 de março de 2011

HFA completa 39 anos com homenagem a servidores antigos

Rosalina Rodrigues Rosa, 60 anos, se orgulha do que faz. Ela trabalha há 39 anos no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, ajudando a cuidar da saúde de milhares de militares, dependentes e conveniados. Hoje na Central de Material Esterilizado, Rosalina começou no HFA 15 dias antes do hospital ser inaugurado. Nesta quarta-feira (23), a servidora receberá uma homenagem pelos 39 anos dedicados à instituição. Junto com ela, outros 87 funcionários – todos com mais de 30 anos de Casa – receberão uma medalha pelos serviços prestados. A solenidade faz parte do aniversário de 39 anos do HFA, comemorado no dia 27 de março. “Sinto-me agraciada e honrada”, diz Rosalina, que não esconde a felicidade de ser a funcionária mais antiga do lugar.


Além da homenagem aos servidores mais antigos, bem como daqueles que se destacaram ao longo de 2010, a celebração prevê a realização de uma Jornada Científica, com apresentação de trabalhos, e de uma cerimônia militar, às 10h de sexta-feira (25), para entrega da Ordem Amigos do HFA. “As atividades marcam a celebração da soma de esforços de todas as administrações que, ao longo destes 39 anos, contribuíram para que o hospital cumpra com excelência a missão de promover assistência plena à saúde, e, ainda, desenvolver o ensino e a pesquisa”, ressalta o diretor do HFA, brigadeiro médico José Maria Lins Calheiros.

Atualmente, o HFA tem 1.500 servidores civis (admitidos no último concurso de 2009) e 400 militares das Forças Armadas que, juntos, atendem uma média mensal de 40.236 consultas, que resultam em mais de 111 mil procedimentos e exames. “Os últimos anos têm representado um período histórico de avanços e conquistas, em virtude do incremento de recursos humanos obtidos pela instituição”, ressalta o brigadeiro. Segundo ele, o hospital caracteriza-se como referência na atenção à saúde da família militar, do Ministério da Defesa, da Presidência da República e de conveniados no Distrito Federal.

Criado pelo Decreto n°1.310, de 8 de agosto de 1962, e inaugurado no dia 27 de março de 1972, o HFA possui serviços e clínicas apontados como “ilhas de excelência” no sistema médico local. Um exemplo é o serviço de medicina hiperbárica, muito utilizado no tratamento dos acidentes de mergulho e auxiliar nas infecções refratárias aos tratamentos convencionais.

Uma série de novas melhorias evidenciam a evolução dos serviços prestados. Recentemente, houve a ampliação, em 25%, do número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva, além da substituição de caldeiras e as reformas da cozinha industrial e dos elevadores. O HFA passou a disponibilizar também equipamentos de última geração como Ressonância Nuclear Magnética, Tomógrafo, Gama Câmara, Hemodinâmica, Densitômetro e RX telecomandado.

Para este ano, a direção do hospital pretende executar o projeto de aproveitamento da luz solar, beneficiando a rede de dutos de água quente e a Central de Material Esterilizado, local onde trabalha Rosalina – que, enquanto exercia suas atividades na instituição, fez faculdade de administração hospitalar para evoluir na carreira. Um exemplo, entre muitos, da dedicação com que funcionários e colaboradores do HFA cumprem sua missão de zelar pela qualidade de vida do público atendido.

Fonte: Ministério da Defesa

quinta-feira, 10 de março de 2011

Novos helicópteros H-60 chegam para operar em Santa Maria (RS)

O Esquadrão Pantera (5°/8° GAv), sediado na Base Aérea de Santa Maria, celebrou no dia 1º de março, terça-feira, a chegada dos dois primeiros H-60L Black Hawk que passarão a ser operados pelo Esquadrão. Estes novos helicópteros, de origem norte-americana, saíram no dia 13 de fevereiro da fábrica da Sikorsky em Elmira, no estado de Nova Iorque, Estados Unidos, cruzaram os céus de diversos países do continente Americano e após 16 dias, finalmente, estão alçando seu primeiro voo em Santa Maria. A cerimônia oficial de incorporação das novas aeronaves será realizada entre março e abril, com a presença do Comandante da Aeronáutica e demais autoridades militares na Base Aérea de Santa Maria.
Desde abril de 2009, quando o Esquadrão recebeu a notícia oficial da designação dos Black Hawks, iniciaram-se os trabalhos de preparação para o recebimento. A maratona de treinamento, no Esquadrão Harpia (7º/8º GAv), em Manaus/AM e na Air National Guard e na Flight Safety nos Estados Unidos realizada, incluiu diversos cursos para pilotos, mecânicos, operadores de equipamentos, metralhadores e homens de resgate.
A substituição dos antigos helicópteros H-1H, operados por quase 40 anos em Santa Maria, pela chegada destas duas primeiras aeronaves, num futuro total de oito, implicará em diversas mudanças na operacionalidade dos integrantes do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação, uma vez que missões humanitárias e de busca e salvamento, tais como as que ocorreram durante as enchentes nas proximidades de Santa Maria, Agudo e Toropi em 2010, poderão ser feitas com mais segurança e sob condições meteorológicas adversas. Além disso, ferramentas como os óculos de visão noturna (NVG) e a navegação entre obstáculos (NOE) serão empregadas de forma mais eficiente, visto que a aeronave é extremamente confiável e manobrável.
A partir de agora, o Esquadrão Pantera inicia uma nova fase de excelência operacional, que o capacitará a agir de forma mais eficiente e eficaz a favor da segurança do povo brasileiro e dos céus de nossa nação.
Ficha Técnica da nova Aeronave
Origem: EUA

Capacidade: 12 assentos (pilotos incluídos) / até 06 macas

Peso básico: aprox. 12700 lb (5760kg)

Comprimento: 19,76 m

Altura: 3,76 m

Potência: 1662 SHP (contínua) / 1940 SHP (emergência)

Peso máximo de Decolagem: 22000 lb (9980kg)

Velocidade para viagem: de acordo com gráficos e situações, em média 120kt (216kmh)

Peso Máx do Guincho de resgate (situação de resgate): 270kg

Peso Máx do Gancho de carga (caso de transporte externo, radar, equipamentos militares) 9000lb (4080Kg)

Equipado para voo de Instrumento (pode voar a noite)

Helicóptero Bimotor – Em caso de falha do motor (Segurança)

Autonomia de Voo – Cerca de 3h40min, variável com o peso de decolagem.














Fonte:http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6794