sexta-feira, 25 de março de 2011

HFA completa 39 anos com homenagem a servidores antigos

Rosalina Rodrigues Rosa, 60 anos, se orgulha do que faz. Ela trabalha há 39 anos no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, ajudando a cuidar da saúde de milhares de militares, dependentes e conveniados. Hoje na Central de Material Esterilizado, Rosalina começou no HFA 15 dias antes do hospital ser inaugurado. Nesta quarta-feira (23), a servidora receberá uma homenagem pelos 39 anos dedicados à instituição. Junto com ela, outros 87 funcionários – todos com mais de 30 anos de Casa – receberão uma medalha pelos serviços prestados. A solenidade faz parte do aniversário de 39 anos do HFA, comemorado no dia 27 de março. “Sinto-me agraciada e honrada”, diz Rosalina, que não esconde a felicidade de ser a funcionária mais antiga do lugar.


Além da homenagem aos servidores mais antigos, bem como daqueles que se destacaram ao longo de 2010, a celebração prevê a realização de uma Jornada Científica, com apresentação de trabalhos, e de uma cerimônia militar, às 10h de sexta-feira (25), para entrega da Ordem Amigos do HFA. “As atividades marcam a celebração da soma de esforços de todas as administrações que, ao longo destes 39 anos, contribuíram para que o hospital cumpra com excelência a missão de promover assistência plena à saúde, e, ainda, desenvolver o ensino e a pesquisa”, ressalta o diretor do HFA, brigadeiro médico José Maria Lins Calheiros.

Atualmente, o HFA tem 1.500 servidores civis (admitidos no último concurso de 2009) e 400 militares das Forças Armadas que, juntos, atendem uma média mensal de 40.236 consultas, que resultam em mais de 111 mil procedimentos e exames. “Os últimos anos têm representado um período histórico de avanços e conquistas, em virtude do incremento de recursos humanos obtidos pela instituição”, ressalta o brigadeiro. Segundo ele, o hospital caracteriza-se como referência na atenção à saúde da família militar, do Ministério da Defesa, da Presidência da República e de conveniados no Distrito Federal.

Criado pelo Decreto n°1.310, de 8 de agosto de 1962, e inaugurado no dia 27 de março de 1972, o HFA possui serviços e clínicas apontados como “ilhas de excelência” no sistema médico local. Um exemplo é o serviço de medicina hiperbárica, muito utilizado no tratamento dos acidentes de mergulho e auxiliar nas infecções refratárias aos tratamentos convencionais.

Uma série de novas melhorias evidenciam a evolução dos serviços prestados. Recentemente, houve a ampliação, em 25%, do número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva, além da substituição de caldeiras e as reformas da cozinha industrial e dos elevadores. O HFA passou a disponibilizar também equipamentos de última geração como Ressonância Nuclear Magnética, Tomógrafo, Gama Câmara, Hemodinâmica, Densitômetro e RX telecomandado.

Para este ano, a direção do hospital pretende executar o projeto de aproveitamento da luz solar, beneficiando a rede de dutos de água quente e a Central de Material Esterilizado, local onde trabalha Rosalina – que, enquanto exercia suas atividades na instituição, fez faculdade de administração hospitalar para evoluir na carreira. Um exemplo, entre muitos, da dedicação com que funcionários e colaboradores do HFA cumprem sua missão de zelar pela qualidade de vida do público atendido.

Fonte: Ministério da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário