quarta-feira, 27 de abril de 2011

Exercício Urubra - começam voos de interceptação na fronteira

Começaram, em Santa Maria (RS), os voos de interceptação do Exercício URUBRA I. Pelo lado brasileiro, a aeronave C-98 (Caravan), da Força Aérea Brasileira (FAB), decola da Base Aérea de Santa Maria (BASM), simulando um trafego ilícito, ingressa no espaço aéreo uruguaio após uma hora de voo e é interceptada, identificada visualmente, interrogada e escoltada, por dois caças A-37 (Dragonfly), da Força Aérea Uruguaia – FAU, até a Base Aérea de Durazno, no Uruguai.

Da mesma forma, uma aeronave de transporte da FAU C-206 (Cessna), também simulando um tráfego que cruza a fronteira entre os dois países sem autorização, decola da Base Aérea de Durazno e é interceptada por dois caças A-29 (Super Tucano) da FAB às 10 horas. Todos os passos previstos para a identificação de um tráfego ilícito são cumpridos e logo em seguida a escoltaram até a BASM.

O Exercício URUBRA I é uma atividade aérea que simula a entrada de aeronaves irregulares em espaço aéreo controlado (brasileiro e uruguaio) e tem como objetivo treinar procedimentos que possibilitem uma maior eficácia no combate aos tráfegos ilícitos transnacionais, por meio da coordenação operacional entre os Órgãos de Defesa Aérea do Brasil e do Uruguai, voltados para a vigilância e o controle do espaço aéreo, que acontece nos céus do Sul do Brasil e Uruguai, entre os dias 25 e 29 de abril.

Fontes: Agência Força Aérea http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7051

Nenhum comentário:

Postar um comentário