quinta-feira, 28 de abril de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Exercício Urubra - começam voos de interceptação na fronteira

Começaram, em Santa Maria (RS), os voos de interceptação do Exercício URUBRA I. Pelo lado brasileiro, a aeronave C-98 (Caravan), da Força Aérea Brasileira (FAB), decola da Base Aérea de Santa Maria (BASM), simulando um trafego ilícito, ingressa no espaço aéreo uruguaio após uma hora de voo e é interceptada, identificada visualmente, interrogada e escoltada, por dois caças A-37 (Dragonfly), da Força Aérea Uruguaia – FAU, até a Base Aérea de Durazno, no Uruguai.

Da mesma forma, uma aeronave de transporte da FAU C-206 (Cessna), também simulando um tráfego que cruza a fronteira entre os dois países sem autorização, decola da Base Aérea de Durazno e é interceptada por dois caças A-29 (Super Tucano) da FAB às 10 horas. Todos os passos previstos para a identificação de um tráfego ilícito são cumpridos e logo em seguida a escoltaram até a BASM.

O Exercício URUBRA I é uma atividade aérea que simula a entrada de aeronaves irregulares em espaço aéreo controlado (brasileiro e uruguaio) e tem como objetivo treinar procedimentos que possibilitem uma maior eficácia no combate aos tráfegos ilícitos transnacionais, por meio da coordenação operacional entre os Órgãos de Defesa Aérea do Brasil e do Uruguai, voltados para a vigilância e o controle do espaço aéreo, que acontece nos céus do Sul do Brasil e Uruguai, entre os dias 25 e 29 de abril.

Fontes: Agência Força Aérea http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=7051

terça-feira, 26 de abril de 2011

Novo helicóptero da FAB é destaque na LAAD 2011

Na área externa do Riocentro, onde acontece a oitava edição da LAAD, três grandes helicópteros chamam a atenção. Nas cores cinza (Marinha), verde escuro (Exército) e verde claro (FAB), os três EC-725 são os primeiros do lote de 50 unidades adquiridos para as Forças Armadas brasileiras.

Os helicópteros estão no Brasil desde janeiro, quando foram iniciados em Itajubá (MG) os voos de treinamento dos militares brasileiros. "Pilotos e mecânicos das três forças treinaram e aprenderam juntos nas aeronaves", conta Joel Fonseca, da Helibras, representante brasileira da Eurocopter. Os EC-725 também já estão prontos, e chegaram ao Riocentro voando.

Além dessa ser a primeira vez que Marinha, Exército e Aeronáutica recebem juntos um mesmo modelo de aeronave, a aquisição dos EC-725 representa um passo a mais para a indústria nacional. "A ideia do projeto é envolver o parque industrial brasileiro para termos a capacidade de fabricar e manter as aeronaves aqui", explica Joel Fonseca. Cada Força deve receber 16 aeronaves, e mais duas serão usadas pela Presidência da República. 

O projeto inclui ainda a transferência de tecnologia, que permitirá que em 10 anos já exista uma indústria de helicópteros no Brasil. A previsão é do Major Brigadeiro-do-Ar Dirceu Tondolo Nôro, da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico da Aeronáutica (DIRMAB), que participa do processo de aquisição dos EC-725. Segundo ele, o projeto envolve a criação de até 20 mil empregos diretos e indiretos com esse projeto. "Quando você nacionaliza e aprende a fazer, gera de 4 a 5 vezes mais emprego", explica o Brigadeiro.

Será criada no Brasil uma linha de montagem dos helicópteros, que além de aplicações militares também tem uma versão semelhante destinada ao mercado civil. Também serão transferidos para cá a produção dos motores e da aviônica, que são os sistemas eletrônicos do EC-725. Ao todo, são 22 projetos de transferência de tecnologias, que envolvem até o uso de materiais compostos em aeronaves.

Na Força Aérea Brasileira, os EC-725 já receberam a desginação H-36. As primeiras unidades vão operar a partir do 1/8 Grupo de Aviação, na Base Aérea de Belém. Também receberam treinamento na Helibrás militares do Grupo Especial de Ensaio em Voo (GEEV).


fonte:http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6989

sábado, 23 de abril de 2011

Especialidade Escoteira.

 No dia 21 de abril, o dia em que a "Esquadrilha da Fumaça" se apresentou em Blumenau, eu conversei com o Maj. Av. Líbero Onoda Luiz CALDAS.
 Nesta conversa, descobri que ele também foi escoteiro.
 Comentei com ele ter sido eu um dos primeiros escoteiros de Blumenau a tirar a especialidade de Técnica em Aeronáutica.
 Veja:

Esquadrilha da fumaça na minha cidade: Blumenau.

 O dia 21 de abril de 2011 ficará marcado na vida de vários blumenauenses.A "Esquadrilha da Fumaça" fez um espetáculo para celebrar o aniversário de 70 anos de nosso aeroclube.
 Depois de 8 anos de espera, enfim, vivenciamos novamente este sonho...
 Confira: 



















quarta-feira, 13 de abril de 2011

Cel. Braga - NA T6 - PT TRB

CARREIRA - FAB lança guia inédito de profissões militares



Os estudantes que procuram informações sobre a carreira militar na Força Aérea Brasileira ganharam uma importante publicação para ajudá-los a escolher a melhor oportunidade de trabalho: já está disponível na internet a primeira edição do inédito “Guia de Profissões da FAB”. 
A versão impressa do Guia de Profissões já começou a ser distribuída, gratuitamente, para bibliotecas de universidades, de escolas de ensino médio, além de conselhos profissionais e cursos preparatórios, dentre outros. No total, mais de 40 mil exemplares serão enviados ao longo do primeiro semestre deste ano.
Anualmente, a Força Aérea abre cerca de 8 mil oportunidades de estudo e de trabalho, incluindo as vagas em escolas e as do serviço militar. Os candidatos para as escolas da FAB são selecionados mediante concurso público de âmbito nacional.
O guia é um projeto do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), realizado em parceria com o Departamento de Ensino da Aeronáutica (DEPENS). O trabalho de levantamento de dados incluiu várias visitas a estabelecimentos militares de ensino, entrevistas com profissionais da área e alunos, além da realização de ensaio fotográfico e de elaboração de infográficos. O trabalho durou quase um ano. Nele, o estudante encontra até dicas para se preparar melhor.

O Guia de Profissões sintetiza, em suas 88 páginas coloridas, as várias oportunidades para ingressar na FAB, incluindo as opções tanto para quem ainda está dando os primeiros passos na vida e acabou de concluir o ensino fundamental como para aqueles que já terminaram o ensino médio ou para os que detêm o diploma universitário ou o de nível técnico. O material também trata do serviço militar.
A publicação permite conhecer as oportunidades a partir do nível de escolaridade, das escolas militares e das carreiras oferecidas, a exemplo dos guias de universidades.


quarta-feira, 6 de abril de 2011

Base Aérea de Canoas comemora 64 anos do Esquadrão Pampa

Palanque de AutoridadesA Base Aérea de Canoas realizou (1/4) a solenidade militar alusiva ao 64º Aniversário do Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1º/14º GAV). O Esquadrão Pampa, ou o Catorze, como também é chamado, criado em 24 de março de 1947, destaca-se como ponta de lança no SISDABRA (Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro) e tem por missão a Defesa Aérea do Cone-Sul do País.
Estiveram presentes à cerimônia o comandante da Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Juniti Saito, o Secretário de Economia e Finanças da Aeronáutica (SEFA), Tenente Brigadeiro do Ar Aprígio Eduardo de Moura Azevedo, o ex-Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Major Brigadeiro do Ar  Raul José Ferreira Dias, o Comandante da Terceira Força Aérea (III FAE), Brigadeiro do Ar Paulo Érico Santos de Oliveira, Chefe do Estado-Maior do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), Coronel Aviador Jefson Borges e o Comandante da Base Aérea de Canoas (BACO) e Coronel Aviador José Antonio Moraes de Oliveira Filho, dentre outras autoridades militares, personalidades civis e ex-integrantes do “Catorze”. Discurso Ten Cel Alves - Cmt. 1º/14º GAV
O  comandante do 1º/14º GAV, Tenente Coronel Aviador Alexandre Rocha Alves, em seu discurso, reverenciou os ex-integrantes do Esquadrão Pampa que, no passado, deixaram o seu suor no hangar, trabalhando com muito profissionalismo e persistência, superando os problemas daquela época, salientando a certeza de que seus comandados buscarão forças e, com muita garra, estarão sempre prontos para cumprir a missão destinada ao Esquadrão.
Fonte: BACO







Fonte :http://www.fab.mil.br/portal/capa/index.php?mostra=6926